sábado, 14 de março de 2009

Termo Da Prosperidade Económica

Termo Da Prosperidade Económica

< Dificuldades dos anos 70

A partir de 1975, inesperadamente, pois até aí, o modelo capitalista imperava em toda a sua plenitude, abate-se uma crise nos países industrializados, com acentuadas descidas dos respectivos PIBs, encerramentos de empresas, afectando, em especial os sectores siderúrgicos, da construção naval e automóvel, e o têxtil, subindo o desemprego. Paralelamente, a inflação tornou-se galopante. Este fenómeno recebeu o nome de estagflação, termo que liga as palavras estagnação (da produção) e inflação.

Esta crise económica nos anos 70 deu-se, sobretudo, à conjugação de dois factores:

  • A crise energética, nos finais da década de 60, o petróleo era a fonte de energia básica de que dependiam os países industrializados. Em 1973, os países do Médio Oriente, membros da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), que até aí tinham mantido baixo o custo do barril de crude, fazem des recurso natural uma arma política, quadruplicando os preços, como retaliação à ajuda ocidental a Israel na Guerra do Yon Kipur, impondo-se mesmo um boicote total aos EUA, à Holanda e à Dinamarca, “inimigos da causa árabe”. Em 1979, a situação agravar-se-ia ainda mais com novas subidas de preço devido à crise política no Irão (segundo maior exportador mundial) e à posterior Guerra Irão-Iraque.
    Estes “choques petrolíferos” provocaram um acentuado aumento dos custos de produção dos artigos industriais, e consequentemente, o encarecimento dos artigos junto do consumidor, gerando uma quebra no consumo.

  • A instabilidade monetária, provocada pela suspensão, em Agosto de 1971, da convertibilidade do dólar em ouro. A excessiva quantidade de moeda posta em circulação pelos Estados Unidos, cujo dólar se tinha tornado numa espécie de moeda-padrão, em virtude da hegemonia económica americana, obrigou o presidente Nixon a decretar a suspensão da sua convertibilidade em ouro, o que desregulou o sistema monetário internacional dando origem a um fenómeno de inflação galopante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário